terça-feira, 18 de maio de 2021

Fernando Belino

 


Membro Fundador

Cadeira nº 8 - Fernando Belino
Patrono - Manuel Bandeira


Nasci em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 25 de março de 1958. Antes de completar dois anos, vim morar em Sete Lagoas, que se apresentara para o meu pai, lavrador, como um novo eldorado.
Tivemos aqui uma vida muito difícil, marcada por grande carências, considerando a numerosa família, com 13 filhos, e as dificuldades próprias de quem se propõe a tirar o sustento em terra alheia, como foi o caso de meu pai.
A infância vivida numa fazenda, na periferia da cidade, ainda pacata, foi decisiva para despertar a minha sensibilidade para as artes, sobretudo, na convivência com os trabalhadores rurais, sempre trazendo as suas histórias e os seus versos.

Na escola, tive contato com os autores consagrados e lia avidamente todos os livros de poesia que ia descobrindo na biblioteca, com destaque para os clássicos românticos e parnasianos. Não demorou para que me despertasse para a arte de compor meus próprios versos. A poesia foi  tão importante para mim, que definiu a minha carreira profissional  de professor de língua portuguesa.  
Por alguns anos, devido ao acúmulo de trabalho, deixei  de lado a criação poética, que tanto marcara minha adolescência e juventude. Somente agora, após a diminuição do ritmo de trabalho com a chegada da aposentadoria, voltei a escrever com mais regularidade. O ano de 2020 tem sido especial, pelas gratificantes experiências de produção literária e de intenso convívio com escritores do Brasil inteiro.


Quem sou eu?

Criado em comunhão com a natureza,
Em chão mineiro, região central,
Fui descobrindo, aos poucos, a beleza
Da poesia, esta arte magistral!

Na escola, eu tinha sempre sobre a mesa,
O livro de um poeta nacional.
Segredos da tal língua portuguesa
Fui aprendendo em meio a um recital.

E após tanta leitura, a descoberta!
Naturalmente as rimas foram vindo,
E me entreguei, de vez, à poesia.

Seguro de ter feito a escolha certa,
Fazendo verso, a estrada vou seguindo,
Feliz por ter tão nobre companhia.

Fernando Belino 

***

Perfil no Recanto das Letras


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário