terça-feira, 18 de maio de 2021

Luiz Antonio Cardoso

 


Cadeira nº 10 - Luiz Antonio Cardoso
Patrono - Luís de Camões


Nascido aos 12/julho/1975, em Taubaté-SP, é escritor, premiado no gêneros sonetos, poesias livres, trovas, haicais, contos, e crônicas e ativista cultural e social com várias condecorações, sendo Presidente fundador e idealizador da Academia Internacional da União Cultural e da Academia da Responsabilidade Literária, Artística, Cultural e Social.
Pertence a UBT - União Brasileira de Trovadores, onde ocupou várias funções, sendo atualmente Presidente da Seção da UBT de Taubaté. É acadêmico correspondente da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, de Natal-RN e foi correspondente do Clube de Trovadores Capixabas, da Serra-ES.
É acadêmico efetivo do CONINTER e da CONCLAB, vitalício da Seção da ALB/Campos de Goytacazes-RJ, honorário da Academia Taubateana de Letras, correspondente das Academias Itaperunense de Letras, Ribreirão-pretana de Letras, de Campos do Jordão, da Seção da ALB/Suíça e da Seção da ALB/São José do Rio Preto-SP, e membro do Movimento Poetas Del Mundo (Chile), Society Word Poets (Grécia), da Ordem do Mérito Euclides da Cunha, dentre outras instituições culturais e literárias.
Foi Presidente do Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté, de 2011 a 2016 e do Rotary Club de Taubaté Oeste (2016-2018), onde foi Presidente-fundador e idealizador da Academia Rotariana de Letras, Artes e Cultura (2016-2020) e pertenceu a Sociedade Paul Harris (PHF+2).
Foi Finalista do Prêmio Mário Covas (2006), do Governo paulista, com a Agenda Cultural COREVALI. Criou, para a população carcerária a Federação de Xadrez "Gary Kasparov", em 2009, com torneios, meetings, treinos e simultâneas de xadrez; o Projeto "Paz e Luz", de ensino da trova e outros gêneros da poesia clássica, como o soneto, e em 2011 a ALACRE - Academia de Letras, Artes e Cultura "Renovação da Esperança", sob sua supervisão, mas com atividades e cargos de responsabilidade dos cidadãos presos.
Jornalista (MTb nº 80.523/SP), idealizou, produziu, dirigiu e apresentou o programa televisivo Litteratudo, veiculado pela TV Cidade Taubaté-SP, de maio/2011 a jan/2018, onde entrevistou centenas de pessoas ligados a letras, artes, cultura, filantropia, educação e outras áreas salutares à humanidade. Entre seus entrevistados constam Maurício de Souza, Ziraldo, Lygia Fagundes Telles, Ignácio Loyola de Brandão, Antonio Carlos Secchin, Eros Grau, Audálio Dantas, etc. e-mail: luizantoniocardoso@gmail.com
whatsApp: (12) 97412-5806

QUEM EU SOU.

SOU O PRESENTE!


Sou filho deste tempo de quimeras...
nasci no limiar pós infinito!
O aluno proeminente de outras eras
enfim, emudeceu, como inaudito...

A depressão tirou-me as primaveras...
se confiável, logo, contradito!
O rumo para o caos e outras esferas
fez-se tormento estéril e constrito!

Mas eis que dois fatores essenciais:
espiritualidade mais poesia,
fizeram renascer meus ideais!

Ergo a cabeça... e faço o meu destino!
Sou presente... e o passado? Não cabia
nos sonhos, retomados, do eu menino!

Luiz Antonio Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário