Falecimento: 26 /02/ 2022
Plácido Ferreira do Amaral Júnior, rio-grandense do norte, nasceu em Natal aos 19 de julho de 1958 e reside em Caicó, também no Estado do Rio Grande do Norte, desde janeiro de 1980.
Poeta, trovador e cordelista, é autor de centenas de poemas divulgados em coletâneas literárias e nas redes sociais, possuindo ainda quarenta e sete cordéis escritos, impressos e publicados. É membro do C.T.S. (Clube dos Trovadores do Seridó), onde ocupa a cadeira 27; Acadêmico da ARLAC (Academia Rotária de Letras, Artes e Cultura); Acadêmico da ACILBRAS (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil), onde ocupa a cadeira 128; Acadêmico da ALVCPN (Academia Literária Virtual do Clube da Poesia Nordestina), onde ocupa a cadeira 06; sócio da União Brasileira de Trovadores (UBT), sessão de Caicó/RN e sócio correspondente da ACVPB (Academia de Cordel do Vale do Paraíba).
QUEM SOU
FISIOTERAPEUTA E POETA
Sou o poeta Plácido Amaral,
Um simples escritor de sons rimados,
Cuja vontade em ter o menos mal,
Vê sua natureza em seus riscados.
Sou fisioterapeuta original
Que fui migrando aos novos predicados
Pela atenção divina especial
Em me mostrar os outros dons guardados.
Nos meus poemas busco a fantasia
De dar relatos vindos para a mente
Com muita gana e fúria de alegria.
Tento compor citando humildemente,
Qualquer detalhe rico em harmonia,
Levando o verso e a paz, a toda gente.
Plácido Amaral
Com essa deliberação, a Academia Brasileira de Sonetistas presta uma justa homenagem ao brilhante sonetista Plácido Amaral, na certeza de perpetuar seu nome entre nós.
Atenciosamente, a Diretoria